top of page

II JORNADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

​

Dia 11 de setembro de 2018

8h às 17h

​

Local

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Campus Nova Iguaçu

 

Endereço: Avenida Governador Roberto Silveira, s/nº – Moquetá- Nova Iguaçu / RJ – CEP: 26.020-740.

​

 

Programação

8h às 8h40 Credenciamento e entrega de material

​

8h40 às 9h Abertura oficial

​

9h às 10h20 Conferência:

Mesa-redonda: CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O AMBIENTE VIRTUAL E VIRCE-VERSA

Prof. Dr. Marco Silva (UERJ); Prof. Dr. André Conforte (UERJ); Profª. Drª. Ângela Cristina Rodrigues de Castro (UERJ/CMRJ)

Mediação: Profª. Drª. Carmem Pimentel (UFRRJ)

​

10h20 às 10h40 Intervalo

​

10h40 às 12h Mesa-redonda:

Conferência: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE PORTUGUÊS: 50 ANOS DE MUDANÇAS

Prof. Dr. André Crim Valente (UERJ)

Mediação: Prof. Dr. Fernando Vieira Peixoto (UFRRJ)

​

12h às 14h Almoço

​

​

14h às 17h Minicursos:

Local: salas de aula

 

1) METALINGUAGEM, METADISCURSO, INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSO

EM LETRAS DE SAMBA E CONCEITOS AFINS (Esgotado)

Sala : 201 Multimídia

Prof. Dr. André Conforte (UERJ)

​

O minicurso pretende demonstrar a presença, em letras de sambas, de diferentes formas de metalinguagem e conceitos de natureza afim, como o metadiscurso, a intertextualidade e o interdiscurso. Demonstraremos que é possível verificar três formas de metalinguagem no gênero, a que denominamos, respectivamente, metassamba, samba metapoético e samba metalinguístico propriamente dito. Pretendemos, ainda, discutir as relações teóricas e as diferenças entre esses conceitos por meio de sua aplicação a esse gênero tão representativo da cultura carioca e brasileira.

Palavras-chave: samba; metalinguagem; metadiscurso; intertextualidade; interdiscurso.

 

2) POR UMA ESCRITA MAIS ESTRATÉGICA E CRIATIVA NA ESCOLA  (Esgotado)

Sala : 209 Multimídia

Prof. Dr. Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca (UERJ/CEFET-RJ) 

​

Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca

(Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ –

Maracanã / UERJ)

​

 

O presente trabalho lança-se no desafio de ensinar a escrever textos argumentativos. Nossa proposta pauta-se no estudo sistematizado das estratégias de construção do texto, ou seja, nas escolhas feitas pelo autor com base em seus saberes linguísticos, textuais e interacionais, com a intenção de realizar, com êxito, seu projeto de dizer e de orientar o leitor na construção dos sentidos. Defendemos que tais estratégias precisam ser apresentadas aos alunos por meio de textos modelares, extraídos, principalmente, de veículos midiáticos. Os modelos, não sendo esquemas prontos e inflexíveis para o aprendiz apenas preenchê-los com ideias estereotipadas, prestam-se, na verdade, a horizontes, a caminhos iniciais no desafio da escrita. Acreditamos que, com essa metodologia de ensino, propiciaremos a redação de textos mais criativos e interessantes, já que o aluno, não submetido a “macetes”, pode escolher, dentre um repertório de estratégias e recursos, os mais ajustados aos seus propósitos comunicativos. Durante o minicurso, faremos breve exposição teórica, com base em autores da Linguística Textual, dedicando, porém, maior tempo à exemplificação de atividades realizadas em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino. Escrita estratégica e criativa. Gênero do discurso. Artigo de

opinião.

​

3) INTERCULTURALISMO: ASPECTOS LINGUÍSTICOS E CULTURAIS (Esgotado)

Sala : 210 Multimídia

Profª. Ms. Fátima Fabrício (PUC-RJ/SEEDUC-RJ)

 

A fundamentação teórica básica deste minicurso concentra-se na área do Interculturalismo, aliada à área da Linguística. Sendo de suma importância que aprendizes de Português como Segunda Língua para Estrangeiros (PL2E) tenham consciência da dinâmica de nossas relações sociais, além de terem conhecimento dos registros linguísticos por nós utilizados, trabalharemos com materiais autênticos, considerando o uso das linguagens verbal e não verbal como veículo de expressão de valores culturais e hábitos comportamentais.

Palavras-chave: Português para estrangeiros; interculturalismo; espaço ambíguo; linguagens verbal e não verbal.

​

4) USOS DO SINTAGMA NOMINAL (Esgotado)

Sala : 309 Multimídia

Prof. Ms. Felipe de Andrade Constancio (UERJ/SEEDUC-RJ)

​

O minicurso ora oferecido revisita a categoria sintagma nominal para abordá-la sob duas óticas – a funcionalista e a estilística. Segundo a ótica funcionalista, os sintagmas nominais são observados por meio de sua combinação de itens (determinantes, especificadores, quantificadores, núcleos nominais etc.) e projetam estruturas de referenciação na construção de textos. Segundo a ótica estilístico-expressiva, os sintagmas nominais participam da construção de enunciados do texto literário, cujas estratégias de paralelismo, reiteração e repetição produzem efeitos estéticos intencionalmente marcados para projetar, na tessitura literária, efeitos de leitura que conduzem ao monitoramento acentuado do texto. O minicurso concorre, portanto, para que haja um tratamento desse tópico gramatical posto a serviço das suas possíveis textualizações no registro escrito do português.

Palavras-chave: sintagma, funcionalismo, expressividade

 

5) LÍNGUA PADRÃO, LÍNGUA CULTA, LÍNGUA POPULAR (Esgotado)

Sala : 301 Administração

Prof. Dr. Fernando Vieira Peixoto Filho (UFRRJ)

​

Entende-se por língua padrão uma variedade que não existe de fato, visto tratar-se de um ideal de boa linguagem, espécie de norte ou referência a que se recorre de acordo com as necessidades do enunciador. Há, todavia, uma mistura metonímica regular entre os conceitos de norma padrão e norma culta, o que acaba por interferir no estabelecimento de um terceiro conceito: o de norma popular. Neste minicurso, pretende-se discutir as três noções com escopo de oferecer alguma ajuda no trabalho de estudantes de Letras e professores da escola básica.

Palavras-chave: variação linguística, gramática, escrita, oralidade

​

​

​

​

Fotos do Evento:

​

​

Apoio:

bottom of page