

Pesquisas implementadas
pelo GMIL
Ensino de Gramática na Baixada Fluminense
Selecionada pela FAPERJ – Edital APQ1 2009.2
Orientador: Fernando Vieira Peixoto Filho
Linha: Ensino de Gramática
​
Resumo:
No que concerne ao que se trabalha a título de gramática na rede oficial do estado de São Paulo, a pesquisa que deu origem à obra Gramática na Escola (Neves, 1999) ressalta tanto a predominância de exercícios de reconhecimento e taxonomia quanto as dificuldades dos alunos em lidar cotidianamente com tais exercícios. A partir das constatações de Maria Helena de Moura Neves, a pesquisa Ensino de Gramática na Baixada Fluminense (GMIL-UFRRJ-CNPq) procurou verificar se o que ficou constatado no final do século XX no estado de São Paulo também se revela no início do século XXI, desta vez nas cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, na Baixada Fluminense – estado do Rio de Janeiro. Configurou-se importante um estudo desta natureza, já que os resultados da pesquisa revelaram vários aspectos da visão de professores e alunos sobre o trabalho regular com gramática do português em escolas de ensino fundamental e médio.
Dicionário de Sintaxe do Português
Selecionada pela FAPERJ – Edital APQ1 2012.2
Orientador: Fernando Vieira Peixoto Filho
Linha: Sintaxe do Português
​
Resumo:
Pretendeu-se com a pesquisa um exame detalhado de termos e conceitos ligados à sintaxe do português, particularizando as principais gramáticas, dicionários e compêndios publicados no Brasil a partir da segunda metade do século XX. Tratou-se de um esforço investigativo no sentido de examinar convergências e divergências entre autores que se ocuparam ou se ocupam mais estreitamente desse importante capítulo da descrição gramatical.
​
Resultado: PEIXOTO FILHO, F. V. Morfossintaxe do português. Rio de Janeiro: Barra Livros, 2017.
Os Desafios do Professor de Língua Portuguesa na Baixada Fluminense
Selecionada pela CNPq - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Orientador: Fernando Vieira Peixoto Filho
Linha: Ensino de Gramática
​
Resumo:
Tendo como princípio fundamental a tese de que as aulas de Língua Portuguesa no ensino básico objetivam sobretudo promover o acesso à variedade linguística escrita de referência, a pesquisa representará um exame detalhado da atual situação em que se encontra o professor no cenário da Baixada Fluminense – RJ. No caso, avaliar-se-ão conhecimentos e métodos, angústias e dúvidas, objetivos e aspirações. Considerando os aspectos vários que envolvem diretamente a atuação docente na sala de aula, o estudo contemplará o modo como o professor lida com novas propostas, os conteúdos que esse professor tenta implementar, adequando-se ou não às injunções históricas, antropológicas e linguísticas, intensificadas sobretudo na última década. Na medida do possível, planeja-se investigar dados e situações dos docentes que atuam nas cidades de Nova Iguaçu, Mesquita e Duque de Caxias.
​