top of page

Sobre o GMIL

Os pesquisadores do Grupo Multidisciplinar de Investigações Linguísticas (GMIL) têm como principal escopo oferecer à comunidade uma conjunção de esforços investigativos no sentido de pensar e implementar pesquisas sobre linguística aplicada e língua portuguesa. Trata-se de estudos que visam à compreensão de aspectos morfossintáticos e semânticos, a fim de gerar suporte para a evolução de abordagens discursivas e gramaticais, contribuindo para o aperfeiçoamento do ensino.

Pesquisadores

André Nemi Conforte: É bacharel e licenciado em Letras (português/alemão) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestre em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), tendo defendido a dissertação "As metalinguagens do samba", e doutor em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), tendo defendido a tese "A esfinge clara em prosa moderna: a contribuição de Othon M. Garcia aos estudos linguísticos, textuais e literários". Atualmente é professor da graduação, categoria adjunto, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro . Atua principalmente nos seguintes temas: letras de samba, gêneros textuais, metalinguagem, metadiscurso, interdiscurso e intertextualidade, produção textual e análise estilística.

Estefani Gumiéro Costa: Doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestra em Letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação São Luís e Graduada em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas Portuguesa e Brasileira) pelo Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA/FAA). É servidora pública, professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação (IFRJ - Campus Pinheiral). Exerce a função de revisora geral da organização Estefani Gumiéro - Assessoria Acadêmica.

​

Fernando Vieira Peixoto Filho: Bacharel em Psicanálise Clínica e Mestre em Teoria Psicanalítica pela Academia Brasileira de Psicanálise Clínica. Licenciado e Especialista em Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa), com Extensão em Antropologia Social, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias. Mestre e Doutor em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Líder do Grupo Multidisciplinar de Investigações Linguísticas (GMIL-UFRRJ-UERJ-CNPq), com atuação nas linhas de pesquisa Ensino de Gramática e Sintaxe do Português. É autor da obra Morfossintaxe do Português (2ª. edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Lexikon, 2021), além dos e-books Filipenses 2-3: Contos & Crônicas (2019) e Efeitos de Contraponto: Um Estudo sobre a Argumentação na Linguagem (2020), ambos disponíveis na Amazon.

Gerson Rodrigues da Silva: Professor associado no Departamento de Letras e Comunicação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde atua como Coordenador do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, sendo também membro do Conselho Gestor do Programa. É graduado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1996), Especialista em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente, tem como objeto de estudo construções correlativas do português, além de questões relacionadas a texto e ensino de língua portuguesa, além das relações de humor sob a perspectiva cognitivista.

Helênio Fonseca de Oliveira: Possui graduação em Português Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicação dos estudos da linguagem ao ensino da língua materna, com ênfase ao discurso e à produção de textos. 

​

​

Michele Calil dos Santos Alves: Professora adjunta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - campus Nova Iguaçu. Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ na linha Linguagem, Mente e Cérebro. Foi pesquisadora visitante Fulbright no laboratório de Ciência da Linguagem da Universidade de Maryland (EUA) durante o estágio de doutorado sanduíche. Defendeu a primeira tese de doutorado que investigou o papel dos traços de concordância de gênero na retomada dos antecedentes pronominais na memória em português brasileiro. Defendeu a primeira dissertação de mestrado no Brasil utilizando a técnica de rastreamento ocular (eye-tracking) para investigar a correferência no português brasileiro. Realizou dois anos de Iniciação Científica de pesquisa analisando as categorias de Tempo e Aspecto em afásicos de Broca. Graduada Magna cum Laude em Bacharelado e Licenciatura no Curso de Letras Português-Inglês da UFRJ.

​

​

bottom of page