

Sobre o GMIL
Os pesquisadores do Grupo Multidisciplinar de Investigações Linguísticas (GMIL) têm como principal escopo oferecer à comunidade uma conjunção de esforços investigativos no sentido de pensar e implementar pesquisas sobre linguística aplicada e língua portuguesa. Trata-se de estudos que visam à compreensão de aspectos morfossintáticos e semânticos, a fim de gerar suporte para a evolução de abordagens discursivas e gramaticais, contribuindo para o aperfeiçoamento do ensino.
Pesquisadores
Fernando Vieira Peixoto Filho: Doutor em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cumpriu estágio de pós-doutoramento em Historiografia Linguística na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ Campus Nova Iguaçu), foi Chefe do Departamento de Letras (DL-IM-UFRRJ) no biênio 2013-2015. Leciona atualmente as seguintes disciplinas: Morfossintaxe da Língua Portuguesa (graduação); Sintaxe da Língua Portuguesa (graduação); Sintaxe da Língua Portuguesa: História, Descrição e Prescrição (pós-graduação). É líder do Grupo Multidisciplinar de Investigações Linguísticas (GMIL-UFRRJ-CNPq), onde atua nas linhas de pesquisa Ensino de Gramática, Sintaxe do Português e Gramaticografia. Como pesquisador, participa também do grupo Filologia, Línguas Clássicas e Línguas Formadoras da Cultura Nacional (UFF-CNPq). É autor dos e-books Filipenses 2-3: Contos e Crônicas (2019); Efeitos de Contraponto: Um Estudo sobre a Argumentação na Linguagem (2020); A Reformulação dos Juízos: Contos e Crônicas (2024). Pela editora Lexikon, publicou a segunda edição da obra Morfossintaxe do Português (2021); e pela editora Barra Livros, publicou a obra Estratégias de Contraponto na Argumentação (2024).
Helênio Fonseca de Oliveira: Possui graduação em Português Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicação dos estudos da linguagem ao ensino da língua materna, com ênfase ao discurso e à produção de textos.
​
​
Katia Emmerick Andrade: Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Estácio de Sá (2003), mestrado e doutorado em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008 e 2013). Atualmente é professora no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Áreas de interesse: cruzamentos vocabulares, otimalidade, morfologia não-concatenativa, continuum composição-derivação.
​
​